quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sono.

Acho que isso define bem uma das minhas maiores dificuldades na vida: dormir. Aquele que me conhecem, sabem a incrível dificuldade que eu tenho para dormir. Até hoje acho que sou a pessoa com o sono mais estranho que já conheci. Para terem uma idéia do meu ciclo de sono nos últimos 4 dias:
Dia 22/05 - das 10:30 às 17:00
Dia 23/05 - das 09:30 às 15:00
Dia 24/05 - das 09:00 às 17:45
Dia 25/05 - das 16:00 às 23:30
Dia 26/05 - Ainda acordado às 08:00

Deu para ter uma noção né? Engraçado que as pessoas quando falo sobre esse assunto dizem que eu que não quero dormir, que se eu deitar na cama o sono vem, pra tomar um calmantinho que resolve, que um cházinho de camomila atrai o sono, entre muitas outras respostas que talvez até funcionem em pessoas "normais".

O interessante é que eu percebi que a maior dificuldade para o meu sono é pensar demais. Só consigo dormir, quando eu "desligo" meus pensamentos sobre a minha vida, e posso afirmar com todas as letras: é difícil.

Quando trabalhava em uma operadora de celulares (que nem vou citar o nome, porque até hoje não me pagaram as comissões do meu suado trabalho corretamente) ganhei alguns prêmios (vale-presente) da Nokia por atender o cliente oculto e oferecer o produto com exímia precisão e conhecimento (nem me achei né?). Bom voltando ao foco do assunto, troquei um desses vale-presente por um livro chamado O Código da Inteligência, de Augusto Cury, e descobri que sofro de uma síndrome pouco conhecida chamada SPA (não é Spa de emagrecimento). SPA é Síndrome do Pensamento Acelerado, na qual o indivíduo pensa excessivamente no que ele tem que fazer, no que ele fez no passado, e em todas as probabilidades possíveis e imagináveis sobre sua vida e sobra a vida dos que o cercam. Parece banal, mas para mim (o correto é para eu, mas eu acho que não soa natural), torna-se um dos principais causadores da minha dificuldade de dormir.

Existem tratamentos, mas poucos profissionais da saúde realmente se preocupam com o bem estar do paciente e investigam mais a fundo o problema. Aqueles vários métodos que eu citei acima como sugestões de pessoas de como "atrair o sono" eu já tentei. Todos falharam ou resolveram por um dia apenas. Ainda estou em busca de um sono perfeito. Afinal é durante o sono que todas as células do nosso corpo se renovam, e a falta de sono, ou o sono noturno mal dormido (não sei se é com hífen ou sem, porque tenho mais ao que me ater do que com as novas regras da gramática da língua portuguesa), causam o envelhecimento precoce, doenças cardíacas, irritação, mal humor, sobrecarga do cérebro (que não tem tempo hábil para excluir informações desnecessárias), dificuldade de concentração entre muitos outros desconfortos.

Resumindo, Tenho uma grande inveja de um sono gostoso, daqueles em que a pessoa deita na cama e em menos de 5 minutos está que nem um anjinho dormindo todo esparramado.

Bom, esse assunto ainda será tocado novamente no futuro. Para tirar dúvidas e confirmar a exactidão do meu texto, os interessados podem buscar saber mais nas fontes descritas abaixo. Bjos do Thico.

Fontes de Consulta: O Código da Inteligência - Augusto Cury ; Revista Istoé - Link da matéria http://www.istoe.com.br/reportagens/12330_ENFIM+AS+PAZES+COM+A+CAMA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Um comentário:

  1. O correto é para mim mesmo... rsrsrs Seria "para eu" se vc precisasse colocar um verbo no infinitivo depois (para eu dormir, p.e.)...

    Acho que sofro desse trem aí do SPA... Às vezes tento imaginar uma parede em branco, pra não pensar em nada, mas só dura alguns segundos...

    ResponderExcluir